23 de março de 2016

Boa Páscoa!

Aproveitamos alguns trabalhos de alunos de segundo ciclo, desenvolvidos no âmbito da área das Expressões, para desejar a todos vós uma Boa Páscoa. Até breve!


22 de março de 2016

Dia da Água

Neste Dia da Água, mostramos o trabalho que a professora Sara Costa Cabral fez com os alunos, fazendo-os refletir sobre a importância deste recurso.


Concurso Saber Mais - Março de 2016

Eis os apurados para a fase que irá decorrer no final do ano letivo. Este apuramento resultou do somatório das participações das diferentes turmas, no 1º e 2º períodos. Parabéns a todos!


21 de março de 2016

Dia da Árvore

Neste Dia da Árvore, mostramos um pormenor de uma exposição de árvores feitas com materiais reciclados, uma iniciativa do Conselho Curricular de Ciências Naturais, que pode ser vista no átrio do bloco A.


18 de março de 2016

Demonstração de Taiji

A manhã terminou com uma demonstração de Taiji, 
incluindo uma vertente com leques. Muita bonita.


Canções Japonesas

Ao longo da manhã, ouvimos a Carolina, uma menina que tem muito interesse pelo Oriente, em particular o Japão. Tivemos oportunidade de ouvi-la na Biblioteca e na sala de professores.



Workshop de Mandarim

Noutro espaço da Biblioteca, decorreu um "workshop" de Mandarim. Devemos confessar que foi difícil, mas divertido. Também neste caso, as professoras foram provenientes do Instituto Confúcio.





Nós Chineses

A manhã continuou com os alunos a aprender a fazer nós chineses. Os monitores foram provenientes do Instituto Confúcio. Foi uma atividade interessante e muito colorida.





Bolinhos da Sorte Chineses

A venda de bolinhos da sorte chineses, que decorreu no 1º intervalo da manhã, foi um sucesso. A propósito desta atividade, houve professoras da Escola Básica de Azeitão que descobriram novos talentos na gastronomia oriental.



Manhã Oriental

Estivemos, desde cedo, a promover uma manhã oriental na Escola Básica de Azeitão. 
A Biblioteca foi decorada com essa finalidade.






17 de março de 2016

Concurso Saber Mais

Esta manhã, decorreu outra etapa do concurso Saber Mais, no que se refere ao 3º ciclo. Em breve, divulgaremos os apurados para a fase que irá decorrer no final do ano letivo. Esse apuramento resultará do somatório das participações das diferentes turmas, no 1º e 2º períodos.




Bocage

Bocage anda no ar, aqui pela Escola Básica de Azeitão.



16 de março de 2016

Saber Mais

Decorreu, esta manhã, a segunda etapa do concurso Saber Mais. 
As imagens referem-se à participação do  6° ano. Boa sorte a todos!



14 de março de 2016

Visita de Estudo - Museu do Oriente

Terminamos dando conhecimento da pequena exposição que organizámos, a propósito da ida ao Museu do Oriente. Destacam-se algumas mensagens em mandarim, pois a visita também incluiu uma demonstração de caligrafia.


Garrafa Jorge Álvares

Lembram-se da "garrafa Jorge Álvares", uma das mais antigas encomendas personalizadas feitas por europeus aos oleiros chineses? Aqui está uma réplica; um trabalho dos alunos do Clube de Cerâmica. 



Logótipo do Clube Ch'i lin

O logótipo do Clube Ch'i lin, desenvolvido no âmbito da nossa participação no projeto Leituras d'Oriente e d'Ocidente, recebeu um tratamento adicional, para poder estar na secretária que acolhe os visitantes da Biblioteca.


Desafio ao Raciocínio Lógico dos Alunos

Está lançado mais um desafio ao raciocínio lógico dos alunos da Escola Básica de Azeitão. Estão todos convidados a aparecer na Biblioteca. 




smile emoticon

Para e Lê

Esta manhã e no âmbito das atividades da Biblioteca da Escola Básica de Azeitão, houve um momento para parar e ler. Aqui ficam alguns exemplos que fomos encontrando...







11 de março de 2016

Sessões de Projeção de Filmes

Inseridas nas atividades do Mês da Leitura, decorreram esta manhã sessões de projeção de filmes na Biblioteca da Escola Básica de Azeitão. Os professores foram convidados a fazer a inscrição prévia das suas turmas e os alunos puderam assistir ao filme "A Rapariga que Roubava Livros".


10 de março de 2016

Sessão sobre Poesia

Esta manhã, decorreu a 1ª sessão sobre poesia com a professora Teresa Marques, que faz parte do quadro docente do Agrupamento de Escolas de Azeitão. Estiveram presentes o 6ºA e o 6ºD. A 2ª sessão será no dia 7 de abril e contará com a presença de mais duas turmas do mesmo ano de escolaridade. Agradecemos aos alunos participantes e à nossa colega, pelo cunho sempre especial que dá a estes encontros. 


9 de março de 2016

Atividades - Final do 2º Período

Como se pode ver, pelo placard da sala de professores, a Biblioteca da Escola Básica de Azeitão tem várias atividades previstas para a próxima semana. Vamos dando notícias, por aqui.


8 de março de 2016

“O Estranhão”, de Álvaro Magalhães

Como já demos conta, no dia 2 de março, decorreu uma atividade da Biblioteca sobre “O Estranhão”, de Álvaro Magalhães. Quatro turmas de quinto ano foram convidadas a ler a referida obra. Um representante da Porto Editora esteve na Escola Básica de Azeitão, para testar os alunos na sua leitura, e foram apurados os resultados. Todos os participantes tiveram uma surpresa. Na imagem, temos a vencedora. Parabéns! 


Clube Ch'i lin - Visita

A propósito do projeto Leituras d'Oriente e d'Ocidente, recebemos uma turma de 11º ano, de Vila Real de Santo António, que veio almoçar com a nossa turma de 8º ano. O projeto desta turma intitula-se Rota da Felicidade e, daqui, seguiram caminho para a Fábrica da Felicidade, aqui em Azeitão.


7 de março de 2016

"O Estranhão", de Álvaro Magalhães

Esta manhã, decorreu a entrega de prémios, resultante da leitura de "O Estranhão", de Álvaro Magalhães. Parabéns a todos os participantes! 


4 de março de 2016

Trabalhos Realizados pelos Alunos


Esta manhã, andámos a expor trabalhos realizados pelos alunos, no âmbito de diversas iniciativas: 
- Bocage nas salas de aula;
- Faça lá um Poema;
- Matematicando à Moda de Bocage;
- A Floresta, de Sophia de Mello Breyner Andresen.







Clube Ch'i lin - Logótipo

No âmbito do projeto Leituras d'Oriente e d'Ocidente, foi criado um clube para desenvolver as atividades previstas, para o qual foram apresentadas diversas propostas de logótipos. O vencedor foi o trabalho do António Dias, um aluno do 9º ano. Aqui está, depois do tratamento definitivo.


2 de março de 2016