8 de dezembro de 2009

Biblioteca Digital


Através deste site todos podemos aceder à Biblioteca Digital Mundial da UNESCO.


Reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta.


"Biblioteca digital da Unesco já está online e conta com tesouros culturais
2009-04-21
A Biblioteca Digital Mundial já está online. A paltaforma digital permite consultar, gratuitamente, manuscritos, imagens, livros, mapas, filmes e gravações de bibliotecas e instituições de todo o mundo.
Lançada pela Unesco, na biblioteca online encontram-se vários "tesouros" culturais como a obra da literatura japonesa O Conde de Genji, do século 11, considerado um dos romances mais antigos do mundo.
O primeiro mapa que menciona a América, de 1507, realizado pelo monge alemão Martin Waldseemueller, e o maior manuscrito medieval do mundo, conhecido como a Bíblia do Diabo, do século 12, estão também disponíveis.
De Portugal é possível aceder, por exemplo, ao plano geral da cidade de Lisboa em 1785, ou ao livro, de 1867, de Affonso de Castro sobre as possessões portuguesas na Oceania.
A plataforma tem sistemas de busca e navegação que permitem aceder a documentos em sete línguas diferentes, inclusive em português.
O projecto da Biblioteca Digital Mundial foi proposto em 2005 e o objectivo seria aumentar o volume e variedade de conteúdos culturais na Internet."


notícia in Jornal de Notícias

2 de dezembro de 2009

Ler é...

Ainda no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares...




As escolas do 1º ciclo fizeram uns cartazes com o tema "Ler é..." que posteriormente foram expostos na biblioteca da nossa escola.

Feira do Livro


Decorreu esta semana a Feira do Livro na nossa biblioteca.


Os alunos estavam entusiasmados e também houve a apresentação do livro "Bromélias" da autoria do professor Jorge Freixial.