1 de fevereiro de 2011

Concurso "Apanhados a Ler"

BIBLIOTECA ESCOLAR

CONCURSO “APANHADOS A LER”

REGULAMENTO

Artigo 1.º

Objectivos

Este concurso de fotografia enquadra-se nas acções de promoção de leitura desenvolvidas pela Biblioteca e tem como objectivos:

1. Fomentar o interesse pelos livros e pela leitura através da divulgação dos momentos marcantes passados com os livros;

2. Estimular a criatividade e a expressividade na leitura;

3. Fomentar o interesse e a técnica na arte fotográfica, tornando-a uma ferramenta eficaz de comunicação;

4. Dinamizar o relacionamento entre os membros da Comunidade Educativa.

Artigo 2.º

Organização

A organização desta iniciativa é da responsabilidade da Professora Bibliotecária Luísa Marques e da Equipa da BE.
Artigo 3.º

Tema

As fotografias devem ser subordinadas ao tema “Apanhados a Ler” e devem ilustrar as múltiplas expressões produzidas pelas mais diversas leituras: um e-mail, um sms, um recado/declaração/insulto num recorte de papel, um folheto, um jornal, uma revista, um livro, etc. Todas as fotografias apresentadas deverão estar relacionadas com o tema do concurso.
Artigo 4.º

Destinatários

1. Este concurso destina-se a:

a) Alunos do 2º e 3º ciclo;

b) Educação de Adultos;

c) Pais ou Encarregados de Educação;

d) Pessoal Docente;

e) Pessoal não-docente.

Artigo 5.º

Modo de apresentação a concurso

1. Os concorrentes devem apresentar-se individualmente ou em equipa;

2. Não existe número limite de participantes.

Artigo 6.º

Prazos

1. O presente regulamento é publicado a 1 de Fevereiro.

2. A data limite para recepção dos trabalhos é 31 de Março.
Artigo 7.º

Material para concurso

1. As fotografias poderão ser a cores ou a preto e branco;

2. Cada foto enviada/entregue deve ser identificada com nome do autor e o título da foto;

3. A cada foto entregue/enviada será atribuído um n.º convencional de modo a garantir o anonimato perante o júri;

4. Cada participante pode enviar, no máximo, três fotos.
Artigo 8.º

Entrega dos trabalhos

1. Os trabalhos podem ser enviados por e-mail para o endereço beazeitao@gmail.com ou na Biblioteca.

2. Os trabalhos devem ser acompanhados de uma ficha de inscrição por concorrente;

3. As fotografias a concurso onde figurem pessoas passíveis de ser reconhecidas devem indicar, na ficha de inscrição, que as pessoas em causa declaram autorizar o uso da imagem;

4. A ficha de inscrição encontra-se disponível no Blogue da Biblioteca em www.beazeitao.blogspot.com ou na recepção da Biblioteca;

5. Só serão aceites trabalhos com a ficha de inscrição devidamente preenchida.

Artigo 9.º

Júri

1. O Júri será designado pela Organização.


Artigo 10.º

Competências do júri

1. As competências do Júri são:

a) Seleccionar os trabalhos apresentados para concurso, decidindo da sua conformidade com o regulamento;

b) Escolher as 50 melhores fotografias;

c) Escolher 5 fotografias para uma selecção final de 10 (as outras 5 são escolhidas por votação do público).


Artigo 11.º

Critérios de selecção dos trabalhos pelo júri

1. Os critérios de avaliação do Júri serão a criatividade, interpretação do tema do concurso e a qualidade fotográfica;

2. As decisões do Júri são soberanas, não sendo admitido recurso;

3. O Júri reserva-se o direito de não admitir a concurso os trabalhos que não cumpram as condições descritas neste regulamento ou que não apresentem a qualidade mínima exigida.

Artigo 12.º

Prémios e Divulgação

1. As 10 fotografias finalistas serão impressas e far-se-á com elas uma exposição na Escola;

2. A divulgação dos premiados do concurso será efectuada no Blogue da Biblioteca www.beazeitao.blogspot.com e também será afixada na Biblioteca;

3. Serão atribuídos prémios aos trabalhos classificados nas três primeiras posições.

Artigo 13. º

Esclarecimentos

1. Qualquer esclarecimento poderá ser obtido na Biblioteca junto dos professores organizadores ou por e-mail para beazeitao@gmail.com



Sem comentários: