BIBLIOTECA ESCOLAR
CONCURSO “APANHADOS A LER”
REGULAMENTO
Artigo 1.º
Objectivos
Este concurso de fotografia enquadra-se nas acções de promoção de leitura desenvolvidas pela Biblioteca e tem como objectivos:
1. Fomentar o interesse pelos livros e pela leitura através da divulgação dos momentos marcantes passados com os livros;
2. Estimular a criatividade e a expressividade na leitura;
3. Fomentar o interesse e a técnica na arte fotográfica, tornando-a uma ferramenta eficaz de comunicação;
4. Dinamizar o relacionamento entre os membros da Comunidade Educativa.
Artigo 2.º
Organização
A organização desta iniciativa é da responsabilidade da Professora Bibliotecária Luísa Marques e da Equipa da BE.
Artigo 3.º
Tema
As fotografias devem ser subordinadas ao tema “Apanhados a Ler” e devem ilustrar as múltiplas expressões produzidas pelas mais diversas leituras: um e-mail, um sms, um recado/declaração/insulto num recorte de papel, um folheto, um jornal, uma revista, um livro, etc. Todas as fotografias apresentadas deverão estar relacionadas com o tema do concurso.
Artigo 4.º
Destinatários
1. Este concurso destina-se a:
a) Alunos do 2º e 3º ciclo;
b) Educação de Adultos;
c) Pais ou Encarregados de Educação;
d) Pessoal Docente;
e) Pessoal não-docente.
Artigo 5.º
Modo de apresentação a concurso
1. Os concorrentes devem apresentar-se individualmente ou em equipa;
2. Não existe número limite de participantes.
Artigo 6.º
Prazos
1. O presente regulamento é publicado a 1 de Fevereiro.
2. A data limite para recepção dos trabalhos é 31 de Março.
Artigo 7.º
Material para concurso
1. As fotografias poderão ser a cores ou a preto e branco;
2. Cada foto enviada/entregue deve ser identificada com nome do autor e o título da foto;
3. A cada foto entregue/enviada será atribuído um n.º convencional de modo a garantir o anonimato perante o júri;
4. Cada participante pode enviar, no máximo, três fotos.
Artigo 8.º
Entrega dos trabalhos
1. Os trabalhos podem ser enviados por e-mail para o endereço beazeitao@gmail.com ou na Biblioteca.
2. Os trabalhos devem ser acompanhados de uma ficha de inscrição por concorrente;
3. As fotografias a concurso onde figurem pessoas passíveis de ser reconhecidas devem indicar, na ficha de inscrição, que as pessoas em causa declaram autorizar o uso da imagem;
4. A ficha de inscrição encontra-se disponível no Blogue da Biblioteca em www.beazeitao.blogspot.com ou na recepção da Biblioteca;
5. Só serão aceites trabalhos com a ficha de inscrição devidamente preenchida.
Artigo 9.º
Júri
1. O Júri será designado pela Organização.
Artigo 10.º
Competências do júri
1. As competências do Júri são:
a) Seleccionar os trabalhos apresentados para concurso, decidindo da sua conformidade com o regulamento;
b) Escolher as 50 melhores fotografias;
c) Escolher 5 fotografias para uma selecção final de 10 (as outras 5 são escolhidas por votação do público).
Artigo 11.º
Critérios de selecção dos trabalhos pelo júri
1. Os critérios de avaliação do Júri serão a criatividade, interpretação do tema do concurso e a qualidade fotográfica;
2. As decisões do Júri são soberanas, não sendo admitido recurso;
3. O Júri reserva-se o direito de não admitir a concurso os trabalhos que não cumpram as condições descritas neste regulamento ou que não apresentem a qualidade mínima exigida.
Artigo 12.º
Prémios e Divulgação
1. As 10 fotografias finalistas serão impressas e far-se-á com elas uma exposição na Escola;
2. A divulgação dos premiados do concurso será efectuada no Blogue da Biblioteca www.beazeitao.blogspot.com e também será afixada na Biblioteca;
3. Serão atribuídos prémios aos trabalhos classificados nas três primeiras posições.
Artigo 13. º
Esclarecimentos
1. Qualquer esclarecimento poderá ser obtido na Biblioteca junto dos professores organizadores ou por e-mail para beazeitao@gmail.com